Guia do Professor

Home Mata Atlântica Sugestão de Atividade Escolar (2)

Sugestão de Atividade Escolar (2)

Imprimir PDF

Peça para os alunos calcularem qual a área necessária para a conservação do mico-leão dourado levando em consideração que: vivem em grupo de geralmente 4 indivíduos; defendem seus territórios de 45 hectares em média, podendo chegar a 100 hectares (áreas grandes em relação à pequena biomassa de um grupo de mico-leão-dourado); 2 mil é um número mínimo para garantir sua conservação.

Oriente os alunos para dividir a população mínima necessária pelo tamanho do grupo (divida 2 mil por 4). Peça para utilizarem o resultado dessa divisão e multiplicar pelo número mínimo de hectares que cada grupo necessita como território (multiplique por 45 hectares). Os alunos vão obter a área mínima necessária para garantir a sobrevivência a longo prazo do mico-leão-dourado. Peça para os alunos repetirem o último cálculo feito substituindo o número mínimo de hectares que cada grupo necessita como território pelo número máximo de hectares conhecido (multiplique desta vez por 100 hectares). Os alunos vão obter a área máxima (teórica) necessária para garantir a sobrevivência a longo prazo do mico-leão-dourado. Estes valores constituem as metas de um programa de ação para conservação do mico-leãodourado. É uma boa oportunidade para exercitar aritmética básica como instrumento de apoio para a conservação de uma espécie da fauna ameaçada de extinção do bioma Mata Atlântica. Aproveite para calcular as mesmas medidas utilizando km2 em lugar de Glossary Link hectare.

Qual o tamanho do território a ser protegido para se chegar a uma população de 2mil micos?