Guia do Professor

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Amazônia Introdução

Introdução

Imprimir PDF

O bioma Amazônia é dominado pela floresta amazônica, a maior floresta tropical remanescente do mundo, representando cerca de 40% das florestas tropicais do planeta. Em termos de abrangência territorial, ultrapassa as fronteiras brasileiras, envolvendo países vizinhos como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Apenas no território brasileiro, cobre uma área de cerca de 3,7 milhões de km², abrangendo os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Devido à sua exuberância, a floresta amazônica é chamada equivocadamente de “pulmão do mundo”, pois sendo uma floresta em fase Glossary Link clímax de sucessão ecológica, apresenta produtividade primária líquida próxima de zero. Possui, em geral, baixa fertilidade natural dos solos, apesar da exuberância de sua cobertura florestal.

A Amazônia contém ainda cerca de 1/5 da disponibilidade mundial de água doce. A bacia amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, cobre uma extensão aproximada de 6 milhões de km2. Seu rio principal, o rio Amazonas, tem origem na Cordilheira dos Andes e atravessa todo o bioma Amazônia até desaguar no Oceano Atlântico.

Além da floresta amazônica propriamente dita, o bioma Amazônia guarda, em seu interior, uma grande variedade de ecossistemas, tais como: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. Nesse território está contido uma grande reserva mineral e uma biodiversidade, ainda pouco conhecida. Guarda também uma riqueza cultural que inclui o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar a biodiversidade amazônica, que pelo seu potencial de exploração pelo setor bioquímico e farmacológico, passa a ser objeto de  Glossary Link biopirataria ou disputas em torno de registro de patentes. A região é caracterizada por apresentar baixos índices de desenvolvimento humano e socioeconômico, com grandes obstáculos geográficos para comunicação e transporte. Por todas estas razões, o bioma Amazônia representa uma importância geopolítica muito grande, tanto para o Brasil como para outros países centrais.