Os portifólios que fazem parte do material didático foram organizados de acordo com os temas prioritários para o PROBIO (biodiversidade brasileira, biomas brasileiros, espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, fragmentação de ecossistemas, espécies exóticas invasoras, e Unidades de Conservação da Natureza) e abordam os seguintes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Campos Sulinos, Cerrado, e Ambientes Costeiros e Marinhos.

Este material trata de conflitos socioambientais e das respectivas ações positivas. O conjunto total é composto por 45 pares de folhas que trazem uma ilustração na frente e um texto sobre as situações retratadas no verso. Nas escolas as turmas geralmente podem chegar a 45 alunos, e como o portifólio é um material didático visual avulso, é possível que cada aluno tenha um exemplar do par para manusear. Assim, pretende-se envolver todos os alunos durante a realização das diferentes estratégias didáticas propostas no livro do professor.

Os pares de portifólios são organizados de forma que um trata dos conflitos socioambientais, envolvendo cada um dos temas nos diversos biomas. O seu par trata das ações positivas (soluções) existentes atualmente, dentro do mesmo fenômeno ou fato ambiental abordado no primeiro portifólio (problemáticas e conflitos socioambientais). Portanto, para cada assunto (fenômeno ou fato ambiental), apresentam-se os conflitos socioambientais (o problema ou situações-problema) e as ações positivas (soluções existentes). Desta forma, os dois portifólios funcionam de maneira integrada, e podem ser explorados didaticamente nestes termos – i) problematização inicial, e ii) reflexão, busca de informações e identificação da resolução do problema (privilegiando o estudo da realidade concreta).

O objetivo deste material é promover durante o processo de ensino aprendizagem o contato dos educandos e dos educadores com situações problema reais. E a partir da análise destas situações estimular a discussão e compreensão dos conflitos socioambientais encontrados no país.

Outro aspecto importante é que o manuseio dos portifólios podem propiciar a articulação entre diferentes escalas de análise, passando da escala local (par conflito socioambiental-ação positiva) para a escala regional (bioma) ou continental (Brasil), de acordo com as sugestões de atividade com os alunos presente no livro do professor. O material ainda permite articular os conflitos socioambientais locais com as problemáticas globais. Espera-se contribuir para alcançar o objetivo da educação ambiental de “pensar globalmente e agir localmente”.

Esses portifólios, por sua vez, são componentes essenciais do jogo educativo de tabuleiro. Uma vez que o jogo é baseado nos portifólios e tem, como finalidade educacional, a aprendizagem dos conceitos-chave ambientais.

Downloads

Você pode fazer o download de cada par de portfolios gratuitamente. É só clicar nas peças de quebra-cabeças correspondentes:

Biomas Amazônia Caatinga Mata Atlântica Cerrado Pantanal Campos Sulinos Ambientes Costeiros Marinhos
Temas
Biodiversidade Brasileira amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes
Biomas Brasileiros amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes
Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes
Espécies Exóticas Invasoras amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes
Unidades de Conservação da Natureza amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes
Fragmentação de Ecossistemas amazonia caatinga mataatlantica cerrado pantanal csulinos ambientes

Temas Especiais

Biomas Recifes de Coral Cavernas Áreas Úmidas
Temas recifes de coral cavernas reas midas